Como acabar com a Celulite – Alimentação e exercícios

Quem não conhece a tão temida celulite? Ela aparece nas piores horas, seja na praia, na piscina ou na academia, não é mesmo?!

Equipe Treino Mestre 2 de julho de 2013

Em contrapartida, é um dos problemas que mais leva mulheres aos consultórios estéticos e, quiçá, às mesas de operação.

Contudo, não é um problema irreversível e é possível de se livrar dela.

Afinal, a celulite faz parte, nada mais nada menos, do tecido gorduroso, o que pode muito bem ser queimado com a associação de alimentação saudável e exercícios físicos.

O que é a celulite?

Para entender o que deixa a pele deformada, com aspecto de ondulações em várias áreas da pele, precisamos aprender como ela é formada, e quais são os componentes para criar tal aspecto.

Entre os locais que mais acumulam celulite, as coxas, barriga, glúteos e braços são os mais atingidos e são nesses pontos que ficam os tecidos que corroboram para a formação da celulite.

Como surge a celulite

A celulite aparece, normalmente, quando a capa de gordura natural do corpo sofre alterações, juntamente com os microvasos que fazem a circulação naquela área, especialmente no tecido fibroso.

Por isso, essas alterações podem não ser somente referentes ao acúmulo de gordura e ao sobrepeso, mas, também, à má circulação e a mudanças hormonais.

Quando ficam mais salientes, porém sem relação com problemas hormonais e que precisem de acompanhamento médico, a diminuição delas pode ser realizada com pequenas intervenções diárias, as quais são muito eficientes e simples.

A alimentação e a celulite

A alimentação é o principal apoio que se tem para se livrar rapidamente da celulite.

Entretanto, é muito importante saber como se alimentar e a quantidade certa consumida.

Além disso, os exercícios físicos irão corroborar para diminuir sensível e visivelmente o aspecto ondulado da pele.

Entre os alimentos que devem ser evitados, aqueles ricos em sódio são os primeiros da lista. Claro, alimentos muito gordurosos elevam ainda mais o consumo de calorias, da mesma forma acontece com aqueles mais adocicados.

Ambos, os gordurosos e os adocicados, colaboram para aumentar as células de gordura, pois ficam retidos ali sob forma de reserva de energia.

Eles somente sairão desses pontos se você gastar mais energia do que consome.

O sódio, quando é consumido em excesso, fica retido entre as células, especialmente entre as células das paredes de vasos e microvasos sanguíneos.

As paredes destes microvasos se tornam mais largas, podendo diminuir a espessura no interior destes.

Assim, o sangue que é circulado nestes pontos tem seus espaços de passagem diminuídos, podendo entupir vasos e diminuir a chegada de nutrientes a certos pontos.

Por isso, diminuir o consumo de alimentos ricos em sódio pode aliviar a aparência das celulites, porque os vasos logo voltarão à antiga espessura, dando espaço para que o sangue regue os pontos que onde estão localizadas as celulites, levando e retirando gordura e nutrientes de tais pontos.

Outra importante maneira de acabar com a celulite é diminuindo o consumo de gordura e glicose, como foi falado mais a cima.

Para que isso ocorra, para perder as reservas, é importante que se diminua o consumo de alimentos muito calóricos, os quais são os principais responsáveis por proporcionar ao corpo a reserva corporal.

Dessa forma, gasta-se mais energia do que se é consumido. Para conseguir isso, uma alimentação saudável e moderada, comendo mais vezes e em menor quantidade é o mais importante.

Exemplos de alimentos e bebidas que você deve diminuir o consumo ou até mesmo evitar:

  • Refrigerantes
  • Bebidas alcoólicas;
  • Café e chá mate que são componentes diuréticos que se consumidos em excesso, causam desidratação do organismo, prejudicando a circulação sanguínea, o que ocasiona o aparecimento da celulite. Consumir no máximo 2 xícaras de café ao dia, se possível sem açúcar;
  • Doces em excesso;
  • Sal em excesso como explicado o caso do sódio acima;
  • Frituras e alimentos ricos em gorduras trans e saturadas.

Alimentos que devem entrar em sua dieta:

  • Carboidratosde médio a baixo índice glicêmico;
  • As fibras solúveisencontradas nas frutas como laranja, maça e banana e também nos legumes e vegetais como tomate, cenoura, couve, brócolis e repolho.
  • Também as fibras insolúveiscomo aveia, grãos, alguns tipos de hortaliças, sementes e os famosos integrais, como pães, arroz e macarrão;
  • Nas proteínas, as carnes magras como filé de frango, patinho, coxão mole sem esquecer dos peixes magros também como salmão, atum, badejo, dourada;
  • Gorduras boascomo óleo e semente de linhaça, azeite extra virgem, nozes, castanhas e abacate;
  • Sojapor auxiliar no equilíbrio hormonal da mulher, evitando assim o surgimento da celulite.

Temos outros artigos que podem te ajudar com dicas de alimentos para combater e eliminar a celulite, veja:

 Exercícios físicos que previnem e combatem a celulite

O exercício físico também será fundamental para conseguir gastar mais energia do que se consome, além de melhorar a circulação em pontos que as celulites estão concentradas.

Exercícios aeróbicos irão aumentar o batimento cardíaco, o qual aumenta a circulação, fazendo chegar sangue oxigenado a vários pontos do corpo, levando nutrientes até lá e, também, retirando energia de parte das reservas, que estão acumuladas em pontos que dão origem à celulite.

Além dos exercícios aeróbicos, que serão importantíssimos para queimar parte da reserva corporal, ou seja, da gordura, exercícios de força aumentarão a massa muscular, a qual consome mais energia quando está maior.

Quando a camada de gordura é retirada, é possível ver os músculos. Por isso, associar musculação e

Exercícios aeróbicos auxilia na tonificação do corpo. Além disso, quando se trabalha músculos em certos pontos, além de melhorar a circulação, irriga-se os músculos com energia, a qual pode ser extraída da capa de gordura próxima a eles.

Exercícios como: corrida, bicicleta, patins, caminhada, três apoios agachamento, elevação pélvica com pesos, elevação de quadril também contribuem para diminuir a celulite, e são alguns exemplos de exercícios que podem ser feitos, de maneira fácil e, até mesmo, no conforto de casa.

Na academia alguns aparelhos também podem contribuir para a tonificação muscular e diminuição da celulite, assim como a Mesa flexora; Cadeira extensora; Cadeira Adutora; Cadeira Abdutora; Gráviton e Leg Press.

Nesses artigos aqui pode ver a lista completa com os melhores exercícios para glúteos (bumbum) e para pernas com a execução correta.

Antes de iniciar qualquer exercício ou dieta, visite seu médico e faça os exames necessários.

Certifique-se que a celulite é advinda de problemas primários e não de algo mais profundo. Alimente-se bem e moderadamente, beba muito líquido e faça exercícios diariamente.

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